domingo, 9 de maio de 2010

Web Bot Project - O CYBER-NOSTRADAMUS

E se... Sem querer, tivermos inventado um cyber-nostradamus? E se uma ferramenta ligada a internet que foi feita para prever oscilações da bolsa de valores, hoje faz previsões aterradoras: a queda das torres gêmeas, o furacão Katrina, a crise econômica mundial, a atividade vulcânica na Islândia... Tudo previsto por uma máquina. Você acredita nisso?

No post anterior, citamos uma passagem do livro O Símbolo Perdido de Dan Brown que falava de um super sistema que “varria” palavras, citações e e-mails que circulam na internet, e assim conseguia “medir o humor da nação”. Intrigada com isto fui eu pesquisar a respeito, e descobri o Web Bot Project. Uma ferramenta nada fictícia, mas extremamente futurista e estranha. Sem querer, um ferramenta até então inocente, se tornou o novo Nostradamus cibernético. Vamos aos fatos.

Redes bots são redes de computadores sob o controle de hackers. Do mesmo jeito funciona o Web Bot Project, inicialmente a idéia era criar uma ferramenta de pesquisa “web spidering” que navegasse na rede a procura de números e palavras que pudessem prever altas ou baixas do mercado de ações. Porém não foi apenas isso que este projeto conseguiu. Em Julho de 2001 o Web Bot preveu que “um fato ocorreria nos Estados Unidos, modificando os rumos da política mundial”, então no dia 11 de Setembro do mesmo ano, ocorreu o atentado terrorista às Torres Gêmeas e ao Pentágono. Posteriormente muitas outras catástrofes foram previstas por este cyber-nostradamus, foram algumas delas:

• A tragédia do ônibus espacial Columbia.
• Ataque de antraz em 2001.
• O blecaute de Nova York em 2003.
• Tsunami de 2004.
• Furacão Katrina em 2005.
• Crise financeira em 2007.
• Colapso econômico em 2008.
• Atividade vulcânica na Islândia.

Neste site você pode conferir a previsão feita pelo Web Bot na íntegra e com legenda a respeito da recente erupção do vulcão na Islândia.

O programa vasculha a internet em busca de palavras em sites com muitos textos, grupos de discussão e sites de tradução, principalmente. O programa coleta os dados de palavras-chave e similares, filtra esses dados e faz as previsões. (FIM DO MUNDO 2012)

Vale salientar que algumas previsões feitas não se realizaram, como um possível atentado ao então vice-presidente Dick Cheney, eleições antecipadas em 2008 e um grande terremoto em 2004. Será que o Web Bot, assim como o Nostradamus, também se engana? Bem, isso eu não sei, mas para completar os mistérios ligados a essa ferramenta, ela prevê algo catastrófico para a humanidade em 2012 (clichê?), mas não revela “o que” nem “como” (anham...).

Querem saber minha opinião a respeito? Pois bem. Analisando friamente os fatos, eu acredito sim, em uma ferramenta de web spidering que consegue prever o rumo de um mercado de ações, o resultado de eleições, um atentado terrorista e até de uma rebelião ou algo do tipo. Isso é aceitável pois esta ferramenta vasculha a internet a procura de palavras, intenções e conversas que poderiam sim, serem filtradas e então prever o futuro (neste sentido). Vou exemplificar.

Digamos que estamos em época de eleição. Com certeza eu e você iremos trocar e-mails, participar de chats e expor em blogs pessoais nossos candidatos preferidos e nossas intenções de votos. Agora imaginem uma ferramenta que, através da internet, consegue filtrar essas nossas conversas, nossas pesquisas sobre o assunto, nossos fóruns e etc. A minha, a sua, a vida cibernética de todo mundo que está ligado pela rede mundial de computadores seria cascavilhada de forma anônima. É bem provável que eles consigam acertar o resultado desta eleição. E com mais precisão do que essas empresas de pesquisa (Ibope, EasyMedia, etc), pois esta ferramenta vai buscar a informação direto na fonte, sem a intervenção de pesquisadores tendenciosos ou até do próprio desconforto de uma pesquisa.

Pensando dessa forma, aceito a idéia do Web Bot prever certas coisas. Mas um desastre natural?! Falando assim, só consigo imaginar um chat entre vulcões do mundo inteiro, conspiração pela internet, onde o tema do chat é “quem vai erupcionar esse ano?”. Faça-me o favor. E o Katrina? Fórum de furações? Acho difícil de acreditar nessas previsões. Mas cada um tem sua criatividade e suas próprias teorias de conspiração. Mas eu não compro essa idéia de cyber-nostradamus. Desculpem-me.


Aldrêycka Albuquerque





Fontes:
http://www.cabecadecuia.com/noticias/22464/saiba-o-que-e-the-web-bot-project.html
http://www.fimdomundo2012.com/profecias-2012/web-bot-project-2012.htm
http://ciclofinal.blogspot.com/2010/04/previsao-web-bot-vulcao-na-islandia.html

5 comentários:

dany disse...

Concordo com vc Dreycka, conspirações entre vulcões e furacões, é um pouco demais para acredita,porém sobre eleições,atentados é plausivel que um site que varre palavras,possa fazer certas previsões.
Bjos!!!
P.S. Tõ acompanhando toda a semana e indicando.

Anônimo disse...

"Será que o Web Bot, assim como o Nostradamus, também se engana?"

Nostradamus nunca se enganou... Primeiro, como ele se utilizou de latim, grego e francês arcaico misturados, além de recursos como aumentar ou diminuir o número de letras nos nomes chaves, entre outras coisas, pouquíssimos podem compreender um pouco suas centúrias. Os que não conseguem, claro, dizem que elas podem dizer qualquer coisa. É a tática dos incompetentes... E ele mesmo alertou : "posso errar nas datas, mas os acontecimentos serão infalíveis"!

Não nos esqueçamos também de que ele era muito temente a Deus! Não ousaria mentir, conhecendo as consequências. Então vamos aguardar, pois ele mesmo alertou que um dia iriam encontrar os documentos pelos quais se poderia entender perfeitamente suas centúrias. Pois se elas foram escritas de modo a dificultar o entendimento, como alguém pode querer saber perfeitamente o que ele quis dizer através delas ???

Beka Marques disse...

Olha. Esses fatos que ele preveu e o que ele está prevendo, têm uma explicação unicamente lógica. Como o post mesmo disse (e eu também li em outros locais) esse programa (ou site, tanto faz) vasculha a web em busca depalavras e citações que estão relacionadas à queda ou alta da bolsa de valores, mas agora faz mais do que isso.
E todos também sabemos que os assuntos sobre o 2012, catástrofes globai e essas coisas são extremamente comentadas em vários sites e em todas nações e idiomas.
Ele simplesmente prevê isso porque o assunto é repetivo várias e várias vezes em diversos lugares.
O atentado às torres gêmeas já era notícia em alguns sites muito antes do 11 de setembro. Haviam especulações sobre algo que aconteceria no mesmo ano, então ele preveu que "Algo" aconteceria. Simples.

Anônimo disse...

Nada e por acaso,sendo que a maior parte das catratofes foi culpa do propicio homen. 2012 já passou,e o mundo nao acabou!!!!!!

walmattos disse...

Cheguei nesse artigo por curiosidade após assistir um documentário sobre o assunto. Concordo que ele não possa prever nada além daquilo que, numericamente, o sistema identifica e contabiliza. Assim a divulgação e os comentários sobre as primeiras previsões, acabaram alimentando o sistema que passou a funcionar praticamente sozinho, obedecendo a ordem e a razão pelo qual foi criado. A medida que as reações sobre notícias de interesse mundial tomam proporções ao ponto de serem captadas pelo sistema, ele pode sim, através de cruzamentos de dados "deduzir" os acontecimentos subsequentes. E não há nada de sobrenatural nisso, apenas analises matemáticas. Só acho...😉

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails