sábado, 17 de novembro de 2012

Sobre viagens intergalácticas e vida fora da Terra



Este é um post diferente. Vim falar sobre minha opinião a respeito desses dois assuntos tão controversos: viagens intergalácticas e vida fora da Terra. Hoje, ao assistir o Discovery Channel, vi um carinha falar uma pérola que me fez rir e ter raiva ao mesmo tempo. Ele foi categórico em dizer que se existisse vida fora da Terra, ela estaria tão longe que levaria pelo menos 150 mil anos para chegar aqui, o que seria muito longe e improvável. Achei essa declaração tão humanista (no pior sentido da palavra) e pequena, que resolvi passar aqui para deixar minha opinião a respeito.  Mas antes, uma matéria publicada essa semana em todo o mundo.

Astrônomos descobrem planeta fora do Sistema Solar que pode abrigar vida

Astrônomos de universidades europeias divulgaram nesta quinta-feira (8) ter descoberto um possível planeta habitável fora do Sistema Solar. O HD40307g tem uma massa sete vezes maior do que a da Terra e é o exoplaneta mais longe, entre os seis do seu sistema, da estrela HD40307, que está a 42 anos-luz.

Esta distância, semelhante a da órbita do nosso planeta para o Sol, é ideal para que o exoplaneta receba energia e calor suficientes para manter água em estado líquido em sua superfície e atmosfera estável para que seja habitado. Além disso, segundo os astrônomos, é provável que o HD40307g faça rotação em seu próprio eixo, uma vez que orbita essa estrela massiva, criando momentos diurnos e noturnos no planeta, outro fator semelhante ao da Terra.

A pesquisa, que será publicada no renomado periódico Astronomy & Astrophysics, foi liderado Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e Guillem Anglada-Escude, Universidade de Goettingen, na Alemanha. 

A estrela HD 40307, um pouco menor e um pouco mais fria que o nosso Sol, já era conhecida dos astrônomos. Mas pesquisas anteriores apontavam apenas três objetos muito próximos ao seu redor – o que dificultava o surgimento da vida.

Só após cruzar dados do espectrógrafo Harps, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), o mais preciso do mundo para buscar planetas fora do Sistema Solar, o grupo conseguiu detectar sinais de três novos mundos na órbita da estrela, entre eles o exoplaneta HD40307g.

O estudo ressalta, também, que este não é a primeira vez que um estudo descobre um exoplaneta com potencial para abrigar a vida: a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) conseguiu comprovar no início do ano que o Kepler 22b, detectado em 2009 pela missão espacial Kepler, está apto para ser habitável. Mesmo tendo condições similares às do HD40307g, ele fica muito longe da Terra, a cerca de 600 anos-luz, ao contrário da nova descoberta.

Fonte: UOL Notícias.

Para começar, vamos deixar claro algumas coisas. Pasmem, mas eu não acredito em seres cinzentos e cabeçudos que navegam uma panqueca de lata brilhante de última geração e que querem ser nossos amigos, ou muito menos invadir a Terra. Todavia acredito em vida fora da Terra. Não, eu não estou sendo contraditória (nem delirante). Mas acreditar em Deus e no sobrenatural já não é acreditar em vida extraterrestre? Pois bem, esse é pano para uma outra trama. Vamos ao que interessa.





Como assim "é longe demais"? Não é um pensamento muito pequeno querer medir o Universo com métricas terrenas? Há poucos anos atrás estávamos convencidos de que a Terra era plana e que o átomo era a menor parte divisível de matéria. Agora já temos a divisibilidade do átomo por partículas subatômicas (também divisíveis), a partícula de Higgs e até alguns amadores encontrando novos planetas e novos sóis. Então como é que mesmo assim alguém abre a boca para dizer que uma viagem intergaláctica seria improvável por conta do Universo ser muito grande?

Não sei se essas pessoas já ouviram falar de teorias como o Buraco de Minhoca, Universos que se dobram como uma folha de papel e até os multi-universos! Sim, não fazemos ideia se são verdade ou se poderiam ser. Mas negar essa possibilidade é ser muito pequeno, muito ignorante. Vamos listar algumas incoerências que provam meu ponto de vista. Aqueles que acreditam em vida inteligente superior fora da Terra: se são assim seres tão superiores, porque usam meios de transportes tão limitados quanto os nossos? Porque são regidos por leis da Física criadas (ou estipuladas) por seres humanos, na Terra? Não faz sentido. É o mesmo que formiguinhas dentro de um formigueiro, cheias de certezas sobre a atmosfera em Marte. Não tem como.



Sabemos muito pouco sobre o Universo, até mesmo sobre nós, da onde viemos, do que somos feitos e para onde vamos. Mas mesmo assim, temos páginas e páginas de certezas com prazos de validade próximos de expirar, além de uma convicção faraônica de que tudo é regido numa harmonia e complexidade compatíveis com a capacidade de nossos próprios cérebros. São as formigas que ao passo que são capazes de construir um formigueiro, também se sentiriam capazes de descobrir a tal partícula de Higgs, tão ou mais perdida que o peixe Nemo nos dias de hoje. Não dá. Você pode tentar, mas não vai conseguir explicar Física Quântica para uma formiga. É a mesma presunção humana de achar que todos os porquês da vida e do Universo estão apenas a uma partícula de serem descobertas e plenamente entendidas.

Não é que eu duvide da capacidade humana, longe de mim. É só que eu acho que não serão mais bilhões de anos que farão com que formigas desistam dos formigueiros e passem a construir pirâmides e naves espaciais. Acho que nem Darwin concordaria com isso. A evolução existiu e existe, assim como o espaço restrito em que ela é contida. O homem moderno precisa continuar a buscar conhecimento, mais e mais, é fato. Essa busca faz parte da nossa natureza. Porém precisamos também entender que nosso conhecimento é limitado, ao passo que em si somos limitados. Certas coisas -sempre- serão grandes demais para nosso entendimento. O problema é quando nos deparamos com essas questões muito maiores que nós, como formigas olhando para a Pirâmide de Gizé, nós preferimos simplesmente negar a existência daquilo que nunca, jamais, conseguiremos entender. Até batizamos com nomes bonitos, como "alucinação em massa", "fanatismo" ou até "ignorância científica". E então voltamos ao formigueiro, fazendo planos para descobrir o próximo pseudo-mistério, a próxima partícula de Higgs que alimentará ainda mais nossa sede de sermos o centro do Universo. 


Aldrêycka Albuquerque

6 comentários:

Teresa Falcão disse...

Sim, há muitas coisas não explicadas ainda pela ciência. Lá chegará a altura. E não estamos muito longe dessa altura. As revelações estão aí por todo o mundo e cada vez são mais numerosas. Sim, existem os chamados "mundos paralelos", sim, existem muitos planetas habitados. É tudo uma questão de vibração e frequência em que estamos. Aqui na Terra, existem imensos seres que nós não vemos com os nossos olhos de densidade 3D, mas que têm estado em contacto telepático como muitos seres humanos que estão a elevar a sua frequência de vibração e estão a conseguir "falar" com eles. De vez em quando eles aparecem aos nossos olhos, em "bolas" de cores, ou outras formas, eles o fazem por qualquer razão que precisaram de vir para o exterior (porque muitos deles estão dentro da Terra) ou precisaram de descer à nossa vibração para fazer qualquer coisa, seja ver o que se passa, sejam outras coisas. Todos nós e todos esses seres, planetas, galáxias, universo, etc. pertencemos ao mesmo "corpo", o Princípio Único, a partir do qual todos nós fomos criados. Quando todos entenderem que todos fazemos parte do mesmo, e que Somos Todos Um, todos se unirão em paz, harmonia, alegria e todos trabalharão para o mesmo objectivo, sem conflitos, porque todos vão saber que o mal que um fizer, afectará de algum modo o conjunto e vice-versa.

antonio disse...

É o que eu sempre pensei: algumas pessoas negam a possibilidade de vida extraterrestre, riem dos que acreditam em seres extraterrestres nos visitando, pois dizem que as viagens espaciais duram muitos anos, o que tornaria impossível seres de um planeta visitando outros planetas. Mas esquecem que também acreditavam , antigamente, ser impossível voar, ser impossível ir a Lua, ser impossível um veículo sem cavalos a puxá-lo..... Por que essa gente tem a mente tão pequena ou tão limitada??? Não conseguem IMAGINAR o que ainda não existe? Só acreditam no que já existe ou no que podem ver??? Bem, pior para esses incrédulos, que perdem muito com suas "mentes limitadas".....

João Carlos Nogueira Reis disse...

Sou ignorante demais para comentar (não para pensar). A própria ciência se desfaz de suas certezas e, considerando que, diante de nossa imanente limitação, diversos conceitos matemáticos são precisamente abstratos - e aqui valho-me do paradoxo propositadamente - somos mesmo formiguinhas no universo e uma única e abstrata "certeza" temos (por ilação): alguém infinitamente mais inteligente que o homem desenhou toda essa orquestra: DEUS!

ricardo alves / são paulo,brasil disse...

gostei de seus argumentos parabéns!
bom ver gente pensando sobre estes assuntos!

Anônimo disse...

Obrigado Ricardo... Sinto falta de ler e debater sobre o tema. Tenho uma idéia própria a respeito de tudo isso (não sou o "dono" da idéia, pois provavelmente alguém pensa ou já pensou a respeito), mas preciso me aprofundar mais.
Apenas para não deixar no ar, penso que todas essas manifestações tem estreita ligação com a física quântica, os "deuses" da mitologia grega e, especialmente, com Lúcifer e sua legião de anjos caídos. Como nada é cientificamente comprovado, tentamos formar o quebra-cabeça com base em histórias e "estórias" que nos são legadas. Um abraço, João

Walter Candido de Oliveira disse...

Sabe o que eu acho sobre se há vida inteligente fora do nosso planeta e dos seres extraterrestres, de Deus, como diz aí em sua matéria a Aldrêycka Albuquerque, que acreditar em Deus e no sobrenatural já não é acreditar em vida extraterrestre e que isso é pano para uma outra trama; e da criação também? - Sobre Deus, eu digo que mem o Johann Wolfgang von Goethe: - A mais nobre alegria dos homens que pensam é haverem explorado o concebível e reverenciarem em paz o incognoscível. - E sobre se há vida inteligente estraterrestre, então:
Nunca estivemos sozinhos no universo; e eu acredito sim nesses seres extraterrestres, dotados de inteligêcias e conhecimentos espantosos, capazes provavelmente de dominar a telepatia e que teem meios de transportes com autonomia e velocidade inconcebíveis à nossa compreensão e compatíveis para cruzar longinquas galáxias pelo universo à fora, tenho a certeza, que já nos fizeram sim, várias visitas e abordagens pessoais e em várias civilizações antigas e atuais; aboragens estas, até mesmo psíquicas (possívelmente telepáticas, através da inconsciência), ajudando-nos então, em muitos dos nossos desenvolvimentos de caráter técnico e científico.
Porém e devido ao comportamento ególatra de nós, seres humanos, acredito que já nos deixaram reservados à nossa insignificância para ver se tenhamos competência de revertermos a situação do fadado caos social absoluto, que já está se espreitando devido a nossa mania de querer obter a riqueza e satisfação pessoal por intermédio do domínio e sofrimento alheio.
Agora, para mim a criação de Deus Pai todo poderoso se originou em algum confins do universo, donde se espalhou pelo mesmo e vindo estabelecer-se também na Terra, que possivelmente foi povoada e os humanos, derivados também, de experiências genéticas!
- Acessem a URL de imagem e os Links a seguir:

UFO A Noite Oficial dos UFOs no Brasil

https://lh4.googleusercontent.com/-VsEG0BMmNzY/UI1fqE0z0kI/AAAAAAAAIsk/QNwojr2qdAc/s982/Darwin+2.jpg

Acessem também: http://wcandoliver.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails